terça-feira, 1 de julho de 2014

Homem tem o trabalho mais estranho do mundo ao se vestir de “mulher-raposa”

  • Essa encenação faz parte da atração de um zoológico 12h por dia

Uma das principais atrações no Karachi Zoo, no Paquistão, é a "Mumtaz Begum Wali África", uma criatura mítica, metade raposa, metade mulher.

Essa ‘quimera’ bizarra encanta os visitantes mais do que qualquer outro animal do zoológico. Sua conversa espirituosa e seus talentos de adivinhação a colocam como sucesso instantâneo em qualquer tipo de multidão.

Ao entrar no Karachi Zoo, dentro de instantes, ouve-se um megafone anunciando a atração de Mumtaz Begun. Ao entrar dentro do Mumtaz Mahal, o pequeno prédio em que ela se encontra, o que se vê primeiramente é a pele de uma raposa colocada em um arranjo de mesa. De repente, uma cabeça humana aparece exatamente no lugar onde deveria estar o restante da raposa.


A pessoa usa uma maquiagem pesada com batom brilhante, e as crianças pequenas são atraídas imediatamente por sua presença no meio da multidão. Então, ela começa a sua história: "Eu nasci assim na África há 35 anos, e moro no bolo, no suco e nas frutas...". Depois de um curto monólogo, ela se envolve com visitantes e responde a perguntas em suas várias línguas.

Obviamente, Mumtaz não é realmente uma criatura mítica: é apenas uma ilusão criada por um homem, que eleva sua cabeça através de uma mesa de madeira ao lado de uma pele de raposa de pelúcia. Ao longo dos anos, o papel de Mumtaz tem sido feito por vários homens. 

Eles são sempre escolhidos para o papel, de acordo com Mohammad Fahim Khan, o gerente do zoológico, porque são mais capazes de responder ao assédio e a comentários negativos. A seleção é feita pelo talento na encenação e por quantas línguas locais são capazes de falar fluentemente.

O atual “ator” de Mumtaz Begum é Murad Ali, de 33 anos de idade, que herdou o papel de seu pai há 16 anos. Desde então, o pai de dois filhos tem se maquiado e entrado no personagem por até 12 horas por dia. Com certeza é uma forma estranha de ganhar a vida honestamente, mas Ali parece ser feliz com seu trabalho. "As pessoas que vêm até aqui, vão embora felizes. E sabendo que eles se sentem feliz, me deixa feliz também", afirma ele. "Existe um vínculo de amor entre eu e eles. A vida ser muito curta, ela deveria ser mais gasta espalhando sorrisos”.

Mumtaz Begum é tão bem conhecido localmente que possui seu próprio conjunto de visitantes regulares. Rotineiramente, estudantes vão até lá perguntar sobre resultados de exames, assim como pais que, preocupados, perguntam quando suas filhas vão se casar.

As pessoas lhe fazem todos os tipos de perguntas acerca de seu destino e saem sempre satisfeitas com as respostas. Mohammad Osama, um estudante da sexta série, disse: "Eu me sinto muito bem. Eu tive uma boa conversa com ela. Estou muito feliz. Estou feliz de vir aqui".

"Especialmente mulheres e crianças são interessadas neste personagem”, afirma Fahim Khan. "Eles vêm aqui às vezes apenas para falar com ela. Isto é uma arte...Tenho uma espécie de ator que interpreta esse papel e diverte as pessoas".

Confira o vídeo abaixo:




Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário